É muito comum a afirmação de que a língua portuguesa é difícil e que, por isso, ninguém aprende Português. A hipótese do autor é que essa afirmação é um produto trabalhado pelo próprio ensino da língua portuguesa, que se encontra estruturado de modo a levar o aluno a pensar dessa formae disseminar tal idéia para além dos bancos escolares. O ensino da língua portuguesa, cuja estrutura principia no ensino fundamental e se prolonda universidade adentro, possui uma lógica pervesa. Pervessa porque, em vez de capacitar o aluno a ser um produtor/leitor proficiente, por meio de atividades que o levem a enxergar e se utilizar da língua como um rico instrumento de possibilidades comunicacionais, contenta-se em fornecer-lhes apenas um conjunto de nomes e termos com os quais o aluno é obrigado a conviver, e cuja funcionalidade pode ser colocada em xeque. É nesse sentido que devemos compreender a crença na dificuldade da língua portuguesa. Crença de que uma minoria se utiliza para poder usufruir as prerrogativas que o domínio proporciona.
Informações sobre o Livro
Idioma : Português
Editora do livro : MUSA
Autor : SIMKA, SERGIO
Título do livro : Por Que Não Se Aprende Português?
Data de publicação : 01-12-2000
Gênero do livro : Educação
Peso : 150 g
Quantidade de páginas : 122
Ano de publicação : 2000
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm