Qual o sentido da alfabetização? Por que tantas crianças sentem dificuldade de ler e escrever? De que maneira as práticas de alfabetização podem contrariar a formação do sujeito autor e leitor? Até que ponto o ensino da língua escrita, no contexto da cultura escolar, configura-se como um esforço que não necessariamente amplia as relações entre o homem e o universo letrado? A fim de repensar as concepções acerca da língua, do ensino, da aprendizagem e das práticas pedagógicas, este livro está fundado na convicção de que colocar em e vidência os mecanismos de aprisionamento linguístico pode favorecer uma visão crítica da escola. Uma crítica que não se esgote em si, mas que, ao fundamentar o trabalho docente, subsidie a transformação do ensino. Afinal, compreender as falhas didáticas e as tendências pedagógicas viciadas é o caminho para a constituição de um sujeito “senhor de sua própria palavra” no contexto de uma escola que efetivamente ensine a escrever.
Informações sobre o Livro
Título do livro : A escola que (não) ensina a escrever
Autor : Silvia M. Gasparian Colello
Idioma : Português
Editora do livro : AGORA – GRUPO SUMMUS
Capa do livro : Mole
Quantidade de páginas : 272
Tipo de narração : Manual
Data de publicação : 01-12-2012
Gênero do livro : Educação
Peso : 321 g
Ano de publicação : 2012
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm