O livro Conteúdo que vende: jornalismo de marca no Brasil busca mapear as práticas de jornalismo de marca dos principais veículos noticiosos do Brasil, com destaque para a produção a partir dos Estúdios. A autora apresenta como as práticas de branded content têm impactado a indústria da comunicação, explora o emergente conceito de jornalismo de marca, analisa como as marcas usam técnicas jornalísticas para criar conteúdo semelhante a notícias e apresenta desafios éticos e limites entre conteúdo editorial e comercial. Também aborda a ascensão de Estúdios de marcas e sua influência nas práticas jornalísticas e oferece um panorama do jornalismo de marca no Brasil, usando dados do corpus analisado. A obra traz uma abordagem qualitativa-descritiva, que inclui a análise dos 40 veículos auditados em 2022 pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC). O livro também engloba a realização de pesquisas exploratórias e a aplicação de questionários junto às empresas investigadas, além de seis entrevistas semiestruturadas com profissionais do setor. Os resultados revelam que a maioria dos meios de comunicação analisados desenvolve conteúdo personalizado para marcas, frequentemente recorrendo a Labs, Estúdios e Hubs especializados como estratégia para atender às demandas de marcas e empresas de mídia. As práticas organizacionais identificadas — independente, híbrida e complementar —, embora distintas em suas naturezas, convergem em sua busca pela sustentabilidade financeira, promovendo uma colaboração sinérgica entre as equipes editoriais e comerciais. Essa dinâmica delineia a complexidade da interseção entre o jornalismo e as práticas de marketing no contexto comunicacional contemporâneo. Por seu conteúdo atual e relevante, esta leitura torna-se significativa fonte de pesquisa e conhecimento sobre as recentes mudanças no contexto contemporâneo do jornalismo brasileiro, que está atrelado a práticas advindas do contexto digital e da interseção com áreas como a publicidade e o marketing.
Informações sobre o Livro
Idioma : Português
Editora do livro : APPRIS EDITORA
Autor : Não Informado
Título do livro : Conteúdo Que Vende – Jornalismo de Marca no Brasil
Data de publicação : 21-04-2025
Gênero do livro : Comunicação
Peso : 237 g
Quantidade de páginas : 137
Ano de publicação : 2025
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm

Do Dia Para a Noite - Bobbie Goods
A Vida Secreta Dos Números
Três Poetas Do Samba-enredo - Compositores Que Fizeram História No Carnaval
O Outro Lado do Ponto da Virada - As Forças Que Impulsionam Epidemias Sociais Negativas
As Doutrinas Econômicas - Tomo II
Aspirina - Poemas
Mafalda 02 - Aprende a Ler
Eu Te Amo
O Espectro Jenipapo - Ciências, Povos Indígenas e Redes de Conhecimento
Matriarca - A Autobiografia
Stitch - Esta é a Minha Família
Deus Ou Nada - Entrevista Sobre a Fé
Os Reis do Dinheiro
Muitas Vidas, Muitos Mestres
O Castelo da Princesa Balbúrdia
Notícias Do Coração
Odisseia de Hakim, A - Vol. 02
Aspectos Pedagógicos Das Atividades Aquáticas
A Menina e a Pipa
Na Ponta da Língua - O Nosso Português da Cabeça Aos Pés
Estado, Economia, Desafios Fiscais E Reformas Estruturais No Brasil
Governar O Mundo, Sem Governo Mundial
Strobe Edge - Vol. 01
Demolidor - Vol. 04 - Edição Definitiva
Conteúdo Que Vende - Jornalismo de Marca no Brasil
Spawn Pistoleiro - Vol. 01
Partindo o Pão - Vida Intelectual Negra Insurgente
Carnaval-ritual - Carlos Vergara e Cacique De Ramos
Fim De Jogo
O Fim da Inflamação
Macunaíma - O Herói Sem Nenhum Caráter
Infância recuperada, A
Madrugada De Farpas
Borderline - Como Conviver Com Uma Pessoa Com Emoções Extremas e Retomar o Controle Da Sua Vida
Um Psicólogo no Tribunal de Família
Mentalidade e Performance
Grupos, organizações e instituições
Tropicália Em Tela - Política e Desbunde na TV
Seis Meses de Vida
Box - Do Sagrado Ao Poético
Draculivro - A Pequena Chupa-Cores
Mundo Mágico dos Unicórnios, O - Livro de Atividades
Dna Da Mentalidade 