O livro Conteúdo que vende: jornalismo de marca no Brasil busca mapear as práticas de jornalismo de marca dos principais veículos noticiosos do Brasil, com destaque para a produção a partir dos Estúdios. A autora apresenta como as práticas de branded content têm impactado a indústria da comunicação, explora o emergente conceito de jornalismo de marca, analisa como as marcas usam técnicas jornalísticas para criar conteúdo semelhante a notícias e apresenta desafios éticos e limites entre conteúdo editorial e comercial. Também aborda a ascensão de Estúdios de marcas e sua influência nas práticas jornalísticas e oferece um panorama do jornalismo de marca no Brasil, usando dados do corpus analisado. A obra traz uma abordagem qualitativa-descritiva, que inclui a análise dos 40 veículos auditados em 2022 pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC). O livro também engloba a realização de pesquisas exploratórias e a aplicação de questionários junto às empresas investigadas, além de seis entrevistas semiestruturadas com profissionais do setor. Os resultados revelam que a maioria dos meios de comunicação analisados desenvolve conteúdo personalizado para marcas, frequentemente recorrendo a Labs, Estúdios e Hubs especializados como estratégia para atender às demandas de marcas e empresas de mídia. As práticas organizacionais identificadas — independente, híbrida e complementar —, embora distintas em suas naturezas, convergem em sua busca pela sustentabilidade financeira, promovendo uma colaboração sinérgica entre as equipes editoriais e comerciais. Essa dinâmica delineia a complexidade da interseção entre o jornalismo e as práticas de marketing no contexto comunicacional contemporâneo. Por seu conteúdo atual e relevante, esta leitura torna-se significativa fonte de pesquisa e conhecimento sobre as recentes mudanças no contexto contemporâneo do jornalismo brasileiro, que está atrelado a práticas advindas do contexto digital e da interseção com áreas como a publicidade e o marketing.
Informações sobre o Livro
Idioma : Português
Editora do livro : APPRIS EDITORA
Autor : Não Informado
Título do livro : Conteúdo Que Vende – Jornalismo de Marca no Brasil
Data de publicação : 21-04-2025
Gênero do livro : Comunicação
Peso : 237 g
Quantidade de páginas : 137
Ano de publicação : 2025
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm

Stitch - Contos Para Brincar
Os Reis do Dinheiro
Sword Art Online - Unital Ring IV - Vol. 25
Conteúdo Que Vende - Jornalismo de Marca no Brasil
Spawn Pistoleiro - Vol. 01
Matriarca - A Autobiografia
A Vida Secreta Dos Números
Pais e Mães Bons o Bastante - Um Plano de Seis Pontos Para Fortalecer a Relação Com Seus Filhos
Super-Resiliente - Transforme as Crises Em Oportunidades
Poesia e Mito - Os Textos Que Freud Baniu de "A Interpretação Dos Sonhos"
Estado, Economia, Desafios Fiscais E Reformas Estruturais No Brasil
Toda Palavra Tem Poder
D.R. - 100 Frases Para Discutir a Relação de Forma Divertida
O Outro Lado do Ponto da Virada - As Forças Que Impulsionam Epidemias Sociais Negativas
Do Dia Para a Noite - Bobbie Goods
A Menina e a Pipa
Trajetória de um Publicitário Comum, A
A Filosofia Resolve - Como os Filósofos Nos Ajudam a Solucionar Problemas e a Viver Uma Vida Melhor
Nós, Sobreviventes Do Ódio - Crônicas De Um País Devastado
As Filhas e Suas Mães
Comunidades,algoritmos e Atividades Didigitais:
Uma Brasileira no País dos Cangurus
Guia de Vinícolas España
O Poder dos Estranhos - Os Beneficios do Diálogo em Um Mundo Desconfiado
Fim De Jogo 